Problemas, Problemas e mais Problemas…
Problemas, Problemas e mais Problemas… 

 Todas as empresas têm problemas. Alguns problemas são maiores que os outros mais urgentes, necessitando uma solução imediata e outros têm a tendência de acontecer mais vezes tornando-se recorrente. 

 As soluções são as mais diversas, porém, os problemas não previstos geram CRISES. As CRISES são problemas que não foram planejados, são surpresas e como o mesmo nome diz, surpreende a empresa fazendo que tudo saia do seu lugar e ordem quanto a execução. Um problema pode ser previsto, logo, é considerado planejado, mesmo assim são variáveis incontroláveis, então, não podemos evitá-los e sim, somente: tratá-los. 

 Para mitigar as CRISES existem várias formas de ação, desde a previsão dos problemas classificando em seu Grau de importância, urgência em resolução e tendência em se repetir. Há também maneiras de encontrar os "porquês" dos acontecimentos, encontrar os fatores de causa e efeito destes eventos imprevistos. 

A administração científica nos oferece MÉTODOS para solução de problemas e um verdadeiro administrador deve estar preparado para enfrentá-los conhecendo as ferramentas que tem a sua disposição e sabendo qual e como utilizá-las. Esta é a função do administrador de ofício que está na rotina diária da organização: aportar soluções para as surpresas do dia-a-dia resolvendo problemas. Se não o fizer, o time inteiro terá a sensação que está em um barco à deriva indo direto ao encontro de recifes, entregue a sorte do destino. 

Você quer ser administrador então se acostume porque sua rotina diária é conviver com problemas, problemas e mais problemas…

 Luis Santos Administrador de Empresas Abril de 2020